sexta-feira, 11 de junho de 2010

Engenharia Mecânica Industrial

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas, equipamentos, motores e instalações mecânicas.
O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também supervisiona sua produção. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Pode dedicar-se às vendas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no CREA.

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO MECÂNICO INDUSTRIAL

· Máquinas e equipamentos. Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica. Projetar e supervisionar a construção de fábricas. Instalar máquinas e equipamentos necessários à implantação de indústrias;

· Pesquisa e desenvolvimento.
Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias;

· Processos.
 Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação. Gerenciar as diversas etapas do processo de fabricação, controlando o funcionamento das máquinas, os turnos de trabalho e a qualidade e o fluxo das matérias-primas;

· Projeto.
Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes;

· Vendas técnicas.
Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes;

· Controle de qualidade.
 Supervisionar o processo de produção para garantir a qualidade do produto;

· Planejamento e controle da produção.
Garantir a rentabilidade do processo produtivo, definindo os recursos que serão usados na fabricação, como máquinas, mão-de-obra, processos e softwares específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário